27.12.11

Caminhando pela Cidade do Cabo

Uma maneira muito interessante de conhecer melhor a Cidade do Cabo é andando por alguns de seus bairros. A cidade tem um clima muito agradável no outono e primavera. Os verões muito quentes e os invernos bem frios costumam ser como os nossos aqui da parte sul do Brasil. Quanto à segurança, a única recomendação que ouvimos foi para que evitássemos andar sozinhas à noite.

Circuito a Pé
Bo’Kaap
Bairro da comunidade muçulmana da cidade. Casas pequenas, baixas e multi- coloridas enfeitam as ruas estreitas e ladeiras do local. Pequenos cafés com cadeiras na calçada são boas opções para apreciar o festival de cores das ruas.

Bairro Bo"Kaap
Gardens
Bairro localizado ao sul do centro da cidade e bem em frente da marca registrada de Cape Town, a Table Mountain. Restaurantes, bares descolados e lojas de souvenirs dão o tom da Long Street, rua movimentada por turistas e moradores locais. O bairro também abriga alguns museus, sendo um dos mais interessantes, o Museu Judaico,  fundado em  2000 pelo ex-presidente Nelson Mandela  e onde também está localizada a primeira sinagoga construída na África do Sul (1863).Um passeio pelos Jardins - que dão nome ao bairro - é garantia de relax a qualquer hora do dia.

Exposição permanente do Museu Judaico
Castelo da Boa Esperança (Castle of Good Hope)
Erguido entre 1666 e 1679 pela Companhia das Índias, o Castelo da Boa Esperança é a construção colonial mais antiga da África do Sul. Foi o centro administrativo, civil e militar da cidade por muitos anos. Hoje o Castelo abriga alguns batalhões do exército e também o Museu Militar. 

Castelo da Boa Esperança
A entrada custa 28 Rands  para adultos e 12 Rands para crianças e estudantes. Os portões abrem diariamente (menos no Natal e no dia 1 de Janeiro) das 9h00 às 16h00.


ÁLBUM DE FOTOS DESTE POST.



Leia Também 

9.12.11

Table Mountain

.A imponente montanha de 1.067 metros de altura que domina a paisagem da Cidade do Cabo, foi chamada de “Taboa do Cabo” ou Mesa do Cabo em 1503 pelo almirante português Antonio de Saldanha. Hoje, 508 anos depois de seu “batismo” a Table Mountain acaba de ser eleita uma das 7 Maravilhas da Natureza e com muita justiça.

Table Mountain

Considerada uma das mais antigas formações rochosas do mundo (260 milhões de anos ) é a principal atração turística da cidade. Desde a fundação do bondinho em 1929, mais de 20 milhões de pessoas já subiram até o seu topo e maravilharam-se com o que viram. A Cidade do Cabo é lindíssima, principalmente quando vista de cima. O bondinho vence os 704 metros que separam a estação inicial do topo da montanha rapidamente; a velocidade máxima que atinge é de 10 metros por segundo. Os passageiros não precisam se preocupar em correr para pegar o melhor lugar no veículo pois a plataforma é giratória e todos – 65 pessoas em sua capacidade máxima - tem a chance de aproveitar 100% da vista.

Table Cloth
Bondinho - Table Mountain

Um fenômeno climático muito comum que ocorre no cume da montanha é conhecido como “table cloth” ou toalha de mesa: uma névoa densa e branca recobre apenas o topo, como se a mesa (table) estivesse coberta por uma toalha. Reza a lenda que a origem da névoa vem da fumaça dos cachimbos do pirata holandês Van Hucks e do diabo. Sim, o capeta foi desafiado pelo corsário para saber qual dos dois seria capaz de fumar mais. Parece que a disputa perdura até hoje...


Table Cloth - Vista Parcial

- A subida depende sempre das condições climáticas e principalmente da força dos ventos e estão sujeitas a várias interrupções durante o dia. Caso ocorram ventos fortes as visitas são suspensas e uma sirene é acionada: quem já está lá em cima deve procurar abrigo nos locais indicados.
 Serviço
 - Os horários de abertura e fechamento variam conforme a época do ano. De abril a setembro o primeiro bondinho sobe às 8h00 e o último desce às 17h30. De meados de setembro até abril, funciona das 8h00 até às 19h00, 20h00, 20h30 ou 21h00, conforme a tabela que pode ser conferida aqui http://tablemountain.net/visitor_info/opening_hours/
- O ticket de subida e descida custa 195 Rands para adultos, 95 Rands para menores de 18 anos e crianças até 4 anos não pagam. Para os mais atléticos e aventureiros há também o ticket só de subida ou só de descida por 100 Rands , adultos e 50 Rands, menores de 18 anos. A subida, apesar dos poucos 3km de trilha, pode demorar até 3 horas.  Também é possível subir e descer a pé, sem custo algum para o visitante, além de seu próprio fôlego e disposição.



Leia Também 



2.12.11

Victoria & Albert WATERFRONT - Cidade do Cabo

A revitalização do porto mais antigo da Cidade do Cabo – sua construção remonta à fundação da própria cidade - foi feita em 1988 e desde então o Waterfront, como é popularmente conhecido, é um dos maiores centros de lazer, compras e gastronomia da região.

Waterfront
São 450 lojas, mais de 80 restaurantes que oferecem do fast food à sofisticação da culinária internacional. Há várias atrações, sendo as mais populares delas, os passeios nos mais variados tipos de embarcações (das lanchas velozes às réplicas de navios piratas) pela “Table Bay”, aluguel de bicicletas, voos panorâmicos de helicóptero, museus, anfiteatro e até um aquário , o “Two Oceans Aquarium” – a  entrada custa 105 Rands -onde os curiosos podem ver mais de 3000 espécies de habitantes dos mares e os mais corajosos podem até mergulhar com tubarões (http://www.aquarium.co.za). O shopping center abre das 9h00 às 21h00. Os preços das roupas, sapatos e artigos esportivos não são muito convidativos mas ainda assim são menores que os nossos. Há várias lojas de artesanato africano e também um Mercado (ao lado do Aquarium, no deck exterior) dedicado exclusivamente aos artigos locais e abre das 9h00 às 18h00.

Waterfront
É do Waterfront também que saem as excursões para Robben Island – ilha presídio onde Nelson Mandela passou 18 anos encarcerado – onde hoje funciona um museu dedicado à memória do líder da luta antiapartheid sul africana e de todos que ali passaram, incluindo leprosos, líderes tribais e mulheres ditas insanas.  Os barcos saem diariamente às 9h00, 11h00, 13h00 e 15h00. O passeio dura em torno de 4 horas e custa 220 Rands (adultos) e 110 Rands (menores de 18 anos).

Waterfront
A melhor vista do porto pode ser apreciada de uma imensa roda gigante. São 30 cabines refrigeradas que giram a 40 metros de altura. Funciona de domingo à quinta das 10h00 às 22h00 e sextas e sábados das 10h00 à meia-noite. São 5 voltas, com direito a uma paradinha estratégica para fotos, custa 80 Rands, adultos e 40, crianças. É só olhar para cima para saber onde ela se localiza.


Demos a sorte de presenciar um show maravilhoso no anfiteatro onde a Banda Militar sul africana se apresentava, tocando clássicos da música internacional e fazendo a alegria dos visitantes.

Show da banda militar sul africana
Maiores informações http://www.waterfront.co.za


Leia Também 


                    1. Cidade do Cabo
                 2. Table Mountain
                 3. A pé pela Cidade do Cabo
                 5. A rota dos vinhos sul africanos
                 6. Safari Tour - Aquila Private Game Reserve
                 7Gastronomia na Cidade do Cabo